Aumente a eficiência da sua escola com tecnologia na educação

Assunto: 24/02/2015
Tablet na escola

Gestores educacionais estão constantemente em busca de novas estratégias para aprimorar o ensino que oferecem. Afinal, é preciso, como instituição, ter diferenciais competitivos para que pais e alunos prefiram esta àquela escola; e como missão, facilitar os processos de aprendizagem e cumprir fielmente ao que se propõe. Pensando nisso, no post de hoje mostraremos a você como aumentar a eficiência da sua escola com o uso da tecnologia na educação. 

 

O uso da tecnologia na educação nos processos de aprendizagem

 

A facilidade com que crianças (desde as mais pequenas) e adolescentes têm de manusear aparelhos eletrônicas é, muitas vezes, maior até do que a dos adultos. A tecnologia faz parte da vida deles desde o nascimento, o que torna a familiaridade com produtos como esses muito maior.

Como tudo isso está ligado à interatividade, os processos de aprendizagem tornam-se mais dinâmicos. Pedir a qualquer um deles que assista a uma aula tradicional, com quadro negro e giz de cera, seria um grande suplício e nada eficiente.

Pois bem, ao invés de “tentar afastar” os alunos das tecnologias durante o horário letivo, é preciso trazê-las para sala de aula de maneira pedagógica. São tantas as possibilidades de inserção de novos instrumentos que até mesmo os professores ficarão entusiasmados com as novidades.

O uso das tecnologias para maior eficiência nos processos administrativos escolares

 

As ferramentas tecnológicas também são importantes para dinamizar as rotinas administrativas escolares. Por meio de softwares e aplicativos é possível organizar melhor as atividades trazendo maior eficiência aos processos. Matrículas, cadastramentos, notas, frequências, pagamentos e outros documentos serão muito menos burocráticos e mais ágeis.

É preciso investir nesses serviços para que os processos de gestão sejam mais eficazes pois, com isso, a qualidade do ensino oferecido será elevada. Não se esqueça de que tão importante quanto ter ferramentas tecnológicas é a capacitação dos funcionários para que eles possam utilizá-las de maneira correta, extraindo delas todo o potencial.

Ferramentas tecnológicas para aproximação dos pais ao ambiente escolar

 

As inúmeras atividades diárias nem sempre permitem aos pais acompanhar o desempenho estudantil de seus filhos como gostariam. Mesmo que eles conversem em casa sobre o que estão aprendendo e estejam presentes na realização de deveres e pesquisas, a proximidade com professores e orientadores pedagógicos também é de extrema importância. Como fazer-se presente na instituição nem sempre é fácil, atualmente é possível realizar o movimento reverso: “a escola” pode ir até os pais, onde quer que eles estejam.

Como isso funciona? Bem, é ai que entram as ferramentas tecnológicas. Com um aplicativo como o AgendaKids fica muito mais fácil aproximar os responsáveis do ambiente escolar. Por meio dele, é possível visualizar comunicados, enviar mensagens, conhecer os planos de aula, saber a data de eventos e até mesmo ver fotos das crianças enquanto elas estão em atividades escolares. Além disso, é possível também receber informações mais pessoais, como o resumo do dia sobre a alimentação, sono, problemas de saúde etc.


Percebeu como as tecnologias trazem mais tranquilidade e participação dos pais na vida escolar de seus filhos? Como ela facilita os processos administrativos e pedagógicos em uma instituição? Conte-nos o que achou sobre o uso das tecnologias na educação enviando uma mensagem!

e-book-as-novas-tendencias-educacioais

facebookgoogle_pluslinkedinby feather